10 de Setembro - Dia Mundial da Prevenção do Suicídio
Imagem retirada deste site.
É um dia que em que não se festeja nada, mas em que se tenta prevenir tudo e alertar todos. Há muitos assuntos que são "tabu", que assustam, para os quais muitos não estão preparados para falar e, muitas vezes, devido ao medo, ignorância e desconhecimento.
Suicídio - uma palavra que representa uma realidade preocupante, mas que para muitos é apelidado de "fracasso", "cobardia"... Será que quem diz isso já equacionou que, possivelmente, para alguém que pense em suicidar-se, ouvir tais palavras apenas aumentarão a tristeza, sensação de incompreensão e o comportamento depressivo?
No ano de 2014, no nosso país, registaram-se 1074 casos de suicídio, mas há um número enorme de mortes por causa indeterminada, sendo que muitas delas podem pertencer à mesma categoria. Para além disso, nos últimos anos, o consumo de antidepressivos também tem aumentado.
É uma obrigação de todos nós estar atentos a sinais que possam indicar depressão, como é o caso da desesperança, a culpabilização por algum ato cometido, isolamento, a inexistência de projetos de vida e/ou objetivos, rejeição da realidade de doenças graves e/ou terminais quanto a si ou a outros...
Para todos os que quiserem encontrar mais informações sobre sinais de alerta, formas de prevenção, dados estatísticos e contactos de apoio, aconselho-vos a visitarem a página da Sociedade Portuguesa de Suicidologia.
Este é um assunto a que nenhum de nós pode virar as costas, uma realidade a que nenhum de nós pode fechar os olhos. Cada um de nós pode e deve fazer a diferença, nem que somente no mundo de uma única pessoa, porque todas as vidas interessam!